Enfermeira, atua no HEB desde 2003.
............................................
Confira o depoimento |
Relato sobre o começo da pandemia | julho de 2020
Essa Gerência abrange a recepção principal, de visitante, a recepção de internação, acolhimento, segurança, as oito portarias, protocolo e transporte, jardinagem e outros serviços.
De imediato, aconteceu a participação no comitê estratégico, que foi instalado no Hospital pela Diretoria Executiva e dali saíram nossas ações. /.../ Colocamos álcool em gel, de imediato, para desinfecção das mãos, e distribuímos quartenários para desinfecção do ambiente de trabalho. Aqueles que faziam trabalho de frente foram afastados os maiores de 60 anos e aqueles que apresentavam alguma comorbidade. Nas recepções e portarias fizemos um distanciamento de 1,5 metro, de imediato, com fita zebrada e, posteriormente, foram colocadas divisórias de vidro, para maior proteção. Nós também distribuímos para eles os EPIs. Para a recepção e porteiros distribuímos máscaras cirúrgicas e máscara face shield. Para os motoristas foram substituídos todos os revestimentos dos bancos das ambulâncias de tecido por couro para melhorar a desinfecção. E demos um kit especial de EPIs para o transporte dos pacientes: os aventais, as máscaras N95, a face shield e luvas para os motoristas. Nesse meio tempo, eles também passavam por treinamentos pelo serviço de infecção hospitalar e era feita uma conscientização com as supervisoras, comigo, nos setores, para que eles atendessem as normas institucionais e governamentais.
Com os funcionários foi o pânico, o medo. Quando eles ficaram sabendo que o Hospital ia ser a referência para Covid para Bauru e região eles entraram em desespero. Aí nós precisamos fazer um trabalho presencial com eles para informar como seria, fazer um treinamento. Em alguns casos a gente até procurava ajuda da Medicina do Trabalho. Porque os funcionários ficaram em pânico num primeiro momento. Agora está mais fácil de conduzir. Eles já estão mais tranquilos.
Agora, a gente tem que agradecer muito a tecnologia. Com a tecnologia a gente conseguiu até fazer um aniversário, né. Fizemos uma live. Ela ficou lá sozinha. Não vai ser muito agradável ver isso. Mas vai ficar na história aquele aniversário sem ninguém e todo mundo falando de longe com ela. Então, é a tecnologia.
Agora disso tudo, no meu pessoal, na minha crença, eu acredito que isso veio realmente para fazer uma mudança no Planeta, que tava desenfreado. E são as oportunidades que Deus dá para que a gente coloque as coisas no lugar, reveja conceitos, os nossos valores, e se não mudar pode voltar. É isso.