Gerência de Serviços

Vera Lúcia Custódio Rodrigues

Enfermeira, atua no HEB desde 2003.
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Confira o depoimento

Relato sobre o começo da pandemia | julho de 2020

Essa Gerência abrange a recepção principal, de visitante, a recepção de internação, acolhimento, segurança, as oito portarias, protocolo e transporte, jardinagem e outros serviços.
De imediato, aconteceu a participação no comitê estratégico, que foi instalado no Hospital pela Diretoria Executiva e dali saíram nossas ações. /.../ Colocamos álcool em gel, de imediato, para desinfecção das mãos, e distribuímos quartenários para desinfecção do ambiente de trabalho. Aqueles que faziam trabalho de frente foram afastados os maiores de 60 anos e aqueles que apresentavam alguma comorbidade. Nas recepções e portarias fizemos um distanciamento de 1,5 metro, de imediato, com fita zebrada e, posteriormente, foram colocadas divisórias de vidro, para maior proteção. Nós também distribuímos para eles os EPIs. Para a recepção e porteiros distribuímos máscaras cirúrgicas e máscara face shield. Para os motoristas foram substituídos todos os revestimentos dos bancos das ambulâncias de tecido por couro para melhorar a desinfecção. E demos um kit especial de EPIs para o transporte dos pacientes: os aventais, as máscaras N95, a face shield e luvas para os motoristas. Nesse meio tempo, eles também passavam por treinamentos pelo serviço de infecção hospitalar e era feita uma conscientização com as supervisoras, comigo, nos setores, para que eles atendessem as normas institucionais e governamentais.

Das dificuldades, de imediato, foi o entendimento da população porque eles não queriam utilizar as máscaras, vinham sem máscaras, e para isso a gente disponibilizava as do hospital para eles.
Com os funcionários foi o pânico, o medo. Quando eles ficaram sabendo que o Hospital ia ser a referência para Covid para Bauru e região eles entraram em desespero. Aí nós precisamos fazer um trabalho presencial com eles para informar como seria, fazer um treinamento. Em alguns casos a gente até procurava ajuda da Medicina do Trabalho. Porque os funcionários ficaram em pânico num primeiro momento. Agora está mais fácil de conduzir. Eles já estão mais tranquilos.

Pra mim ainda está sendo difícil. Porque eu moro sozinha. E a solidão da noite, dos finais de semana. Eu tenho duas filhas, a gente até conversa, faz chamadas de vídeo, mas não é a mesma coisa, né. O contato... Contato é complicado ficar sem. Eu tenho uma netinha de dois anos, então, vê a mudança, que muda muito rápido, e a gente não tá fazendo parte disso, também mexe muito com o emocional.
Agora, a gente tem que agradecer muito a tecnologia. Com a tecnologia a gente conseguiu até fazer um aniversário, né. Fizemos uma live. Ela ficou lá sozinha. Não vai ser muito agradável ver isso. Mas vai ficar na história aquele aniversário sem ninguém e todo mundo falando de longe com ela. Então, é a tecnologia.
Agora disso tudo, no meu pessoal, na minha crença, eu acredito que isso veio realmente para fazer uma mudança no Planeta, que tava desenfreado. E são as oportunidades que Deus dá para que a gente coloque as coisas no lugar, reveja conceitos, os nossos valores, e se não mudar pode voltar. É isso.

Ai, abraçar, abraçar, abraçar (risos)! Isso fez muita falta. Tem um especial. Quero fazer um abraço gigante. Quero reunir todo mundo e a gente fazer um abraço grande, um abraço gigante, um abraço de todos. Para minhas filhas... Para minha mãe, em especial.