Início do fim: vacinação

Em 22 de janeiro de 2021 um raio de esperança adentrou os corredores do HEB. Começava ali a aplicação da vacina contra a Covid-19 para profissionais que trabalharam duramente na linha de frente do Hospital Estadual de Bauru (HEB). E no Hospital Campanha Bauru (HC) a imunização começou na mesma data. Os profissionais de linha de frente dessas unidades, referências para o tratamento de casos com suspeita ou confirmação do novo coronavírus, foram os primeiros a serem vacinados e, na sequência, todos os demais.

Em ato simbólico, um profissional de cada função atuante em áreas Covid-19, as mais expostas ao Coronavírus, receberam a Coronavac representando suas equipes.

Em março de 2021, houve um recrudescimento da pandemia com uma segunda onda que atingiu seu ápice em julho. O aumento exponencial de casos de Covid-19 e das taxas de ocupação de leitos nos hospitais foi mais impactante do que todo ano de 2020, apesar da aceleração na aplicação de doses da vacina em toda a população. O cenário começou a se abrandar somente em setembro, com redução das taxas de ocupação de leitos.

Com a queda dos indicadores da pandemia de Covid-19 na região de Bauru, o Hospital Estadual de Bauru ativou sua nova Unidade de Cuidados Respiratórios (UCR) em outubro de 2021, para atendimento de diversas doenças respiratórias, incluindo a Covid-19, com respaldo de normas técnicas para garantir todas as medidas de segurança para tratamento dos seus pacientes e contando com 28 leitos, sendo 19 clínicos e 9 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Assim, o Hospital Estadual retomou atendimentos em demais áreas e especialidades e voltou à sua configuração original, com 330 leitos, sendo 280 clínicos e 50 de UTI.

 Diário do front:

Profissionais do Hospital Estadual recebem primeiras doses e Coronavac

Saúde inicia vacinação contra Covid de profissionais de hospitais, das UBS e idosos de asilos em Bauru

Hospital Estadual de Bauru retoma atendimento para outras doenças e abre nova unidade de Cuidados Respiratórios