Gerência de Contratos

Sidnei Borges dos Santos

Gerente da Célula de Contratos na Famesp desde 2017, atua na empresa desde 2003.
............................................

Confira o depoimento

Relato sobre o começo da pandemia | julho de 2020

A Gerência de Contratos atua na coordenação da célula de gestão de contratos da Famesp e a nossa principal atividade é o acompanhamento e apoio para todas as unidades do Hospital e das demais unidades administradas pela Famesp na gestão e fiscalização dos contratos. Nesse momento de pandemia nossa principal função foi garantir para todas as unidades do Hospital a continuidade de prestação dos serviços. 

Hoje, a Famesp já tem um setor muito bem estruturado para a gestão e fiscalização de contratos, então não houve necessidade de novas contratações no momento de pandemia.  Mas nós tivemos diversas atividades no monitoramento desses contratos porque, com a pandemia, diversas empresas e fornecedores quiseram restringir suas atividades... Então, nós tivemos que atuar junto a eles pra mostrar que eles também eram atividade essencial. Assim como o Hospital, eles também eram atividade essencial conforme os decretos publicados, então essa foi a principal atuação.

Em relação à vida pessoal, eu sou pai de dois filhos em guarda compartilhada. A opção foi por não restringir a minha presença na vida deles, eu entendi que isso seria pior. Mas também não deixei de tomar todos os cuidados necessários que os órgãos de saúde têm preconizado. E também como funcionário da área da saúde nosso círculo de amizades acaba nos procurando para buscar informações... Então, nesse momento, a gente tem que agir com cautela para que não permita disseminação de notícias, disseminação do medo, de terror... Então, como a gente faz isso? Orientando essas pessoas que nos procuram para que possam confiar somente nas fontes oficiais de informação para que não entrem num terror, num medo, nesse momento de pandemia.
A restrição foi aquela de atividades externas à casa. Sempre gostei muito de passeios, de levar meus filhos para o cinema, de passear em locais públicos. O lazer pessoal com os filhos, dentro da guarda compartilhada, nos dias que tenho com eles, sempre utilizei para desenvolver atividades com eles fora da minha casa. Então, a restrição acabou sendo de não me privar da presença deles mas ficando somente dentro de casa, não saindo de casa.

O que mais me assusta é a falta de preparo de algumas pessoas para poder lidar com esse tipo de situação. A falta de fé das pessoas, o desespero que as pessoas levam. E nesse mundo atual que nós vivemos como a informação chega muito rápido, ela pode chegar tanto correta como incorreta, são as fake news, né... Então, como as pessoas disseminam isso com muita facilidade assusta um pouco como se espalham notícias que não são verdadeiras. Infelizmente por essa facilidade da informação as pessoas acabam acreditando em muita coisa que é inverdade. E depois para recuperar, mostrar que isso é inverdade, dá muito mais trabalho do que quando foi espalhar isso, né.
Ah, eu quero fazer uma viagem. Eu não vejo a hora de fazer uma viagem. Eu tinha programado isso para o mês de julho, uma viagem, claro, teve de ser cancelada.  E a primeira coisa que eu quero fazer quando acabar a pandemia é fazer a viagem que eu tinha planejado e no momento ela está suspensa.